top of page

Jogo do Bicho: Paca x Cutia x Anta



Em homenagem ao Dia das Crianças, que tal um #jogodobicho!?


Ambos são roedores, herbívoros e excelentes nadadores, mas você saberia identificar de quem são estes filhotes? Vamos lá!


Letra a: Anta

Exclusiva da América latina. É o maior mamífero terrestre brasileiro, pesa até 300 kg e mede até 2 m. De pelagem curta e áspera, com listras e pintas brancas quando filhotes e uma pequena crina no pescoço quando adultos. Possui 3 dedos com cascos, semelhante aos cavalos. Com patas curtas, cabeça grande e uma tromba (focinho flexível) para capturar alimentos, que também inclui sementes e frutos. De hábito normalmente solitário e territorialista. Encontra-se Vulnerável (VU) no Livro Vermelho do ICMBio (2018).


Letra b: Cutia

Também chamado de auchi, acuti ou aguti. Ocorre em todo o continente americano. É um animal de pequeno porte, mede até 60 cm e pesa aproximadamente 2 kg. Seu dorso caracteriza-se por pelos longos e grossos. Possui pernas finas e desenvolvidas, focinho achatado, orelhas e cauda pequenas. Apresenta 5 dedos nas patas dianteiras e 3 dedos nas patas traseiras, utilizando-os para cavar tocas de estocagem de alimentos em épocas de escassez. Seu hábito é diurno e crepuscular.


Letra c: Paca

Ocorre na América latina. É um animal que mede de 30 cm a 1 m e pesa até cerca de 10kg. De pelos ásperos, eriçados e laterais com máculas brancas, tendo seus filhotes listras brancas como os da anta. Como todo roedor, possui dentes incisivos longos para alimentar-se de cascas de árvores e sementes duras. Vivendo em período diurno e crepuscular, possui ótimas visão e audição. Também é extremamente ágil para fugir de predadores, construindo tocas com saídas de emergência.


Fonte: UFRGS (Fauna digital)/ Mundo Ecologia


 

Comments


bottom of page