top of page

Jogo do Bicho: Javali, Queixada, Javaporco ou Cateto?

Você saberia identificar quem é quem nesse #jogodobicho ?



Todos eles são mamíferos ungulados artiodáctilos, ou seja, possuem cascos com 1 par de dedos em cada pata; e de alimentação, principalmente, herbívora. Mas quais as principais diferenças?


1 - Queixada, porcão, porco-do-mato ou cariblanco (Tavassu pecari) é um animal de pequeno porte (cerca de 55 cm de comprimento e 35 a 40 kg, em adultos), amplamente distribuído nas Américas. A presença de topete e o bater dos dentes são suas características marcantes. A pelagem em adultos é escurecida, com pelos brancos no "queixo". Já os filhotes são de cor avermelhada, marrom e creme com uma faixa escura no dorso. Possui hábito diurno, vivendo em grupos de 50 a 300 indivíduos, que demonstram agressividade frente a ameaças. Com a dieta sobretudo frugívora, apresenta grande papel ecológico como dispersor de sementes de florestas tropicais úmidas. Sua carne e couro são bastante apreciados. Classificado como "Vulnerável" na lista da IUCN devido à caça, destruição de hábitats e competição com o javali. A criação em cativeiro tem sido uma forma de possível conservação de suas populações.


2 - Cateto, caititu, pecari, porco-do-mato (Pecari tajacu) é também um animal de pequeno porte (cerca de 75 a 100 cm de comprimento, 45 cm de altura e 14 a 30 kg, em adultos) e presente nas Américas, sendo bem adaptado a vegetações de todos os biomas brasileiros. Com uma pelagem longa, áspera e escura em adultos, e jovens de cor marrom amarelada. Destaca-se por uma faixa branca ao redor do pescoço como uma espécie de "colar". Seus pelos dorsais costumam eriçar em situações de estresse ou ameaça. Semelhantes às queixadas, os caninos são pequenos e retos. De hábitos gregários, onde 1 ou 2 machos vivem com várias fêmeas. Para marcação territorial, libera odor característico por uma glândula dorsal.


3 - Javali (Sus scrofa scrofa) é um porco europeu asselvajado trazido intensamente para o Brasil durante a década de 90. Considerado uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo. De grande porte (adultos medem de 1,30 m a 1,40 m de comprimento e pesam até 80kg), com caninos encurvados que podem aparecer para fora do focinho e uma pelagem escura amarronzada. Costuma ser visto à noite em ambientes agrícolas, urbanos e naturais, competindo com espécies nativas (queixadas) e causando danos à flora. Sua presença é detectada por pegadas robustas com esporões aparentes, marcas de áreas fuçadas no solo para regulação térmica corporal e desparasitação, marcação em árvores para comunicação, além do consumo e pisoteio de plantações.


4 - Javaporco (Sus scrofa híbrido) é a forma hibridizada do javali e porco doméstico. Criado artificialmente para a comercialização da carne, também foi reproduzido a partir da fuga de cativeiro dos javalis e contato com porcos domésticos. De porte bem avantajado (adultos medem de 1,30m a 1,80m e pesam até 130kg), com comportamento noturno e distribuição semelhantes ao dos javalis. Também é preocupante para a fauna e flora nativas, estando dentro do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do javali no Brasil.



Fontes: Mundo Educação/ Portal O eco/ IBRAM.


 

Opmerkingen


bottom of page