top of page

Sono x Estivação x Hibernação x Torpor

Estes estados presentes nos seres vivos parecem muito confusos, pois possuem significados um pouco semelhantes. Mas você sabe quais as diferenças entre eles?



  1. Sono: Caracterizado por sinais fisiológicos e comportamentais como a inconsciência reversível, padrões especiais de ondas cerebrais e não resposta aos estímulos externos. O sono é basicamente um estado natural de descanso físico e mental, com padrões variantes para aves, mamíferos, peixes, anfíbios e invertebrados como crustáceos e insetos.

  2. Estivação: É um estado de letargia induzida por situações de calor extremo. Fenômeno temporário onde os animais costumam enterrar-se em covas com temperaturas mais baixas. Comuns em peixes dipnóicos e em espécies de moluscos, artrópodes, répteis e mamíferos.

  3. Hibernação: Semelhante à estivação, porém induzida por situações de frio excessivo. Ocorre a redução da respiração, do metabolismo e da frequência respiratória. Comum em animais habitantes do hemisfério Norte, embora possa ser observada em algumas espécies de lêmures, típicos da ilha de Madagascar.

  4. Torpor: Pequenos períodos diários de queda do metabolismo. Pode ser caracterizado por uma "curta hibernação". O objetivo principal do estado de torpor é a economia de energia enquanto o animal não se alimenta. Observado comumente nos colibris.

 

Comments


bottom of page