top of page

Que bicho é esse? Carambola-do-mar

Lindo, brilhante e um tanto quanto esquisito, assim é o ctenóforo, o bicho que vamos conhecer na postagem de hoje!

Popularmente chamado de carambola-do-mar, noz-do-mar ou água-viva-de-pente, o ctenóforo é um animal marinho e estuarino encontrado em todos os oceanos do planeta, sobretudo em águas mais quentes. Podem ser organismos planctônicos, bentônicos ou sésseis, que chegam a medir até 1 m de comprimento!

Seu corpo gelatinoso e transparente é formado por oito fileiras de placas ciliares em forma de pente, o que dá nome ao filo (Ctenophora - ktenos = pente + phora = pl. de portadores), e são usadas para a locomoção. Podem apresentar formas globulares, discóides, planas e em faixa.


A maioria das espécies apresenta um par de tentáculos extensíveis cobertos por células adesivas, denominadas de coloblastos. Estas células são capazes de capturar as presas de forma semelhante ao nematocisto dos cnidários, porém não apresentam urticância. Ctenóforos alimentam-se de pequenos crustáceos, copépodes, cnidários, medusas, salpas e até de outros ctenóforos.

Foto: Cestum veneris. Pinterest.

São organismos de reprodução monóica, com a formação da larva cidipídio, que se desenvolve em adulto sem uma metamorfose. Uma característica comum a este grupo diz respeito a sua iridescência de dia e luminescência no período noturno. Suas células ciliadas emitem feixes de luz, possivelmente para comunicação entre outros indivíduos.



Foto: Istock.


Foto: Alvaro E. Migotto, Otto M. P. Oliveira. Ctenóforo. Banco de imagens Cifonauta.

Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/media/6998/ Acesso em: 2023-04-04.



Fonte: Hickman et al., 2013. Princípios Integrados de Zoologia.

 

#quebichoéesse #ctenophora #biologiamarinha #zoologia #bichonativo

bottom of page