top of page

Espécie de anfíbio brasileiro pode ser o menor vertebrado do mundo

Endêmico do sul da Bahia, Brachycephalus pulex, popularmente conhecido como sapo-pulga, pode ser o menor vertebrado já descoberto.


Vivendo em topos de morros no sul da Bahia, a espécie de anfíbio anuro conhecida como sapo-pulga foi descoberta em 2011. Porém, cientistas brasileiros publicaram recentemente na revista científica Zoologica Scripta o achado de um exemplar adulto de apenas 6,45 mm de comprimento total. Este tamanho pode classificar a espécie como o menor anfíbio do mundo e o menor vertebrado do mundo até agora descoberto.

Foto: Renato Gaiga.

O sapo-pulga é uma espécie de menor porte, em que fêmeas são geralmente maiores do que os machos. Biologicamente, estes organismos possuem dificuldade para saltar, habilidade comum entre sapos de outras espécies. Habitando regiões protegidas e conservadas da Mata Atlântica, na região sul da Bahia, estes indivíduos sofrem com as mudanças climáticas e estão "Em perigo" (EN) com declínio populacional, segundo a lista vermelha da IUCN. Devido a seu minúsculo tamanho, o monitoramento de suas populações é outro desafio aos pesquisadores que buscam sua conservação.


Fonte: Bolaños et al. 2024. Zooming in on amphibians: wich is the smallest vertebrate in the world? Zoologia Scripta.


 

Comments


bottom of page