top of page

Defaunação e a importância dos índices de diversidade no monitoramento de espécies ameaçadas


A defaunação é um tema crescente em debates ambientais na atualidade. O termo é relacionado ao declínio regional e global de vida selvagem, ocasionado, principalmente, por ações humanas e mudanças climáticas. Tal contexto é denominado também como a “crise de extinção do Antropoceno”.

Estudos recentes mostram que, globalmente, 48% das espécies de animais estão sofrendo declínios populacionais, onde os anuros apresentam maiores taxas de declínio (63%). Finn et al. (2023) comentam em seu trabalho sobre a defaunação global que “As descobertas reforçam o alerta de que a biodiversidade está à beira de uma crise de extinção. Esta crise terá extensas consequências ecológicas e ecossistêmicas.

Assim, uma das métricas para estudar o declínio de populações de um ecossistema são os índices de diversidade. Um dos objetivos destas análises ecológicas é entender a abundância e riqueza de espécies em determinados habitats (diversidade Alfa), ou então, comparando áreas (Diversidade Beta). A junção dos índices com o conhecimento técnico das espécies fornecem conclusões robustas sobre a composição da fauna e flora.

A aplicação de tais índices por profissionais em estudos ambientais ainda é recente. Anne E. Magurran foi quem desencadeou o interesse dos ecólogos em utilizar os índices de diversidade em monitoramento ambiental e estudos de impacto ambiental. A pesquisadora e escritora trouxe o tema em seu livro “Medindo a Diversidade Biológica”, destacando algumas métricas como curvas ABC, Distinção taxonômica e Índices de integridade biótica. 

Desta maneira, os índices ecológicos para mensurar a biodiversidade destacam-se como ferramentas indispensáveis em estudos ambientais e ações de monitoramento de espécies ameaçadas. Eles dão respostas conclusivas sobre a comunidade biológica e norteiam ações de preservação ambiental.


Fontes:

DORNELAS, Maria et al. Looking back on biodiversity change: lessons for the road ahead. Philosophical Transactions of the Royal Society B, v. 378, n. 1881, p. 20220199, 2023.

FINN, Catherine; GRATTAROLA, Florencia; PINCHEIRA‐DONOSO, Daniel. More losers than winners: investigating Anthropocene defaunation through the diversity of population trends. Biological Reviews, 2023. Disponivel em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/brv.12974. Acesso em 12 de Jan. 2024.

LARUE, Elizabeth A. et al. A theoretical framework for the ecological role of three‐dimensional structural diversity. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 21, n. 1, p. 4-13, 2023.

MAGURRAN, Anne E. Medindo a diversidade biológica. Tradução: Dana Moiana Vianna. Curitiba. Editora da UFPR. ed. 2.  p. 261, 2013.


 
bottom of page