top of page

Curiosidade animal: peixe-frade

Neste dia dos namorados, vamos falar de um caso de amor... Conheça um pouco sobre a relação do peixe-frade!



Conhecido como peixe-frade, paru ou paru preto, Pomacanthus paru, é uma espécie de peixe anjo da família Pomacanthidae. Habitante das águas recifais dos oceanos Atlântico Ocidental (desde a Flórida até o Brasil, principalmente na região Sudeste) e Atlântico Oriental (fora da ilha de Ascensão e de Saint Paul). Atinge em média 40 cm e pode viver cerca de 27 anos. É um peixe curioso que nada entre os mergulhadores nas baixas profundidades dos recifes de coral e sob rochas.


Apesar da poligamia ser mais comum no reino animal, o paru se caracteriza pela fidelidade a seu par. Os casais vivem sempre juntos. Raramente é visto sozinho, embora possa formar grupos de até 10 indivíduos.


São animais ovíparos, monogâmicos e gonocóricos (reproduzem-se o ano todo). Os pares nadam juntos para uma altura de 2 a 3 metros acima do recife para desovar. São também territorialistas, com ambos defendendo seu ambiente e seu par. Expulsam os intrusos quando se aproximam de seu lar ou de seu crush.


Forrageiam juntos, alimentando-se de esponjas, algas, briozoários, gorgônias e tunicados. Os juvenis complementam sua dieta com ectoparasitas de outros peixes, "trabalhando" nas estações de limpeza dos recifes.


Por seu exuberante padrão de cores, o paru é um dos peixes marinhos mais comercializados no Brasil e no mundo pela Aquariofilia, mesmo estando pouco preocupante (LC) na lista da IUCN. Em 2008, a Instrução Normativa n. 202 do IBAMA regulamentou a comercialização de até 2.500 indivíduos por espécie/ano/empresa para exportação como peixe ornamental no Brasil. Apesar dos esforços, a destruição dos ambientes recifais e a sobreexploração têm sido as constantes ameaças a esta espécie marinha.


Fonte: FISHBASE.

 

Kommentare


bottom of page