top of page

Curiosidade animal: coelho







Ele é o símbolo da fertilidade, da boa sorte e, na astrologia chinesa, representa proteção, sentimentalismo e sociabilidade. Conheça 07 curiosidades sobre o animal mais famoso da época de Páscoa!








  1. É um mamífero que pertence à ordem dos lagomorfos, juntamente com as lebres (formando a família Leporidae) e as pikas (Família Ochotonidae).

  2. A maior raça de coelho do mundo é a Gigante Continental. O recordista desta raça é o coelho "Darius" que possui 1,29 metros e pesa cerca de 22 quilos.

  3. Tapiti ou coelho-do-mato (Sylvilagus brasilienses) é a única espécie selvagem brasileira. Encontra-se "Em perigo" pela IUCN, devido à caça, perda de hábitat e bioinvasão da lebre europeia.

  4. Sylvilagus palustris hefneri é uma subespécie batizada em homenagem ao dono da revista Playboy, Hugh Hefner. Segundo a ESA, encontra-se em Perigo de extinção.

  5. Filhotes de coelhos são altriciais, ou seja, com total dependência da mãe. Nascem cegos e sem pelos. Só vão atingir a fase adulta com um ou dois anos de idade.

  6. Além de herbívoros, os coelhos também se alimentam de cecotrofos (são cecofágicos), o bolo alimentar fermentado por mais tempo e naturalmente no ceco do coelho.

  7. Em situações de perigo, estes animais atingem uma velocidade de até 50km por hora e saltam a uma altura de 1 metro.


Fontes: Associação Científica Brasileira de Cunicultura/ Portal Escola Educação/ Perito Animal


 

Comentários


bottom of page