Você já ouviu falar do tubarão-cobra?
Este fóssil vivo também é conhecido como tubarão-enguia (Chlamydoselachus anguineus) e é a única espécie não extinta da família Chlamydoselachidae, que abrange outras 7 espécies de tubarões já extintos.
Muito semelhante ao gênero primitivo Phoebodus (360 milhões de anos), o tubarão-cobra é considerado um tubarão pré-histórico, com registro de fósseis de 80 milhões de anos. Nomeado como extinto, foi reencontrado nas águas do Japão em 2007 e vem sendo visto em outras localidades ao longo dos anos.
Habitante de águas profundas (120 a 1280m), desenvolve adaptações como um esqueleto reduzido e pouco calcificado, além de um enorme fígado com lipídeos de baixa densidade. Com cerca de 300 dentes e atingindo até 2 metros de comprimento, alimenta-se de outros tubarões, lulas e peixes ósseos.
Sua distribuição é ampla, porém irregular. Encontrado nos oceanos Índico (Ocidental), Pacífico (Ocidental e Leste) e Atlântico (Ocidental e Leste).
Apesar de classificada como "Pouco preocupante" na lista da IUCN, esta espécie é utilizada para consumo humano na produção de farinha de peixe.
Fonte: FishBase
Comments