top of page

Oceanos em risco: Por que devo me preocupar?

A conservação dos oceanos também é da sua conta! Sabe por que?

Os oceanos são os maiores produtores de oxigênio da Terra! As chamadas "florestas azuis" incluem toda a vegetação marinha e costeira, ocupando menos de 10% da área das florestas terrestres.

Cerca de 15% das proteínas consumidas no mundo vêm dos oceanos, que representam a maior fonte de subsistência local, nacional e global para 28% da população mundial que vive em zonas costeiras.

Além de importantes para a economia global, os oceanos auxiliam na regulação da temperatura do planeta. A complexa circulação oceânica permite a distribuição de calor ao longo das zonas climáticas e o regime das chuvas, caracterizando os climas regionais.

Nos ambientes marinhos também é encontrada a segunda maior biodiversidade de animais do mundo, perdendo apenas para o grupo dos insetos. Os cetáceos (baleias e golfinhos), por exemplo, são extremamente importantes para a manutenção dos oceanos, pois suas fezes enriquecem o ambiente de nitrogênio, o que favorece a proliferação de micro-organismos produtores primários.


Fonte: National Geographic



Neste Dia Mundial dos Oceanos e dos Oceanógrafos gostaríamos de homenagear todos os oceanógrafos, profissionais que se dedicam também a estudar os fenômenos complexos dos oceanos, suas ameaças e sua biodiversidade!


 

Comentários


bottom of page