top of page

Dia da Caatinga: 28 de abril


A Caatinga é considerada, botanicamente, o único bioma exclusivamente brasileiro. Ocupando 11% do território nacional, está situado na região semiárida mais populosa do mundo, com um dos maiores níveis de biodiversidade.


Atualmente, este bioma abrange cerca de 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes, 221 de abelhas e 4.479 de plantas, sendo muitas delas endêmicas. Por ser uma "floresta seca", flora e fauna são adaptadas às condições ambientais adversas. A fauna, por exemplo, desenvolveu hábitos noturnos, comportamentos de migração e hibernação.


Apesar da relevante biodiversidade, este bioma é o menos protegido do Brasil. Somente 7% de sua área está dentro de Unidades de Conservação, e menos de 1% em unidades de proteção integral (a exemplo, a Chapada Diamantina). Atividades como o desmatamento para a agricultura, extração de lenha para fins energéticos, a mineração, pastagens, monocultura e a urbanização são as principais formas de degradação ambiental do bioma. Estes impactos levaram ao empobrecimento do solo e consequente desertificação de muitos locais, com a perda de 46% do bioma original.


Foto: Tolypeutes tricinctus (tatu bola), por André Pessoa


Fonte: FUNDAJ

 

Commentaires


bottom of page