top of page

Curiosidade animal: Ecologia alimentar da Panthera onca


Do que uma onça pode se alimentar!?


A onça-pintada (Panthera onca) consome uma variedade de aproximadamente 85 espécies. Suas principais fontes energéticas são mamíferos selvagens de médio e grande porte como capivara (Hydrochaeris hydrocaeris), porco-do-mato (Tayassu tajacu), queixada (Tayassu pecari), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), veado mateiro (Mazama americana), tatu (família Dasypodidade), quati (Nasua nasua) e cutia (Dasyprocta azarae). Ocasionalmente, também fazem parte da sua alimentação répteis como o jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus yacare) e aves que podem variar com a região. Em termos de biomassa, o gado (Bos taurus) é a presa mais significativa. A predação de bovinos pelos felinos ocasiona uma forte perseguição dos fazendeiros às onças-pintadas, que junto com a perda de habitat agrava ainda mais sua sobrevivência.


É considerada um predador oportunista, ou seja, consome presas que estejam disponíveis ou vulneráveis no ambiente. Essa predação baseia-se numa relação de custo-benefício, influenciada pelo tempo de busca, riscos de lesões e energia que a presa pode oferecer.


Conhecer a dieta da onça-pintada, felino topo de cadeia alimentar, permite avaliar as relações entre predadores e presa, possibilitando observar como essa relação se comporta em áreas degradadas, contribuindo nos esforços de conservação dessa espécie.

Fonte:

Porfírio, G. E. de O. Ecologia alimentar da onça-pintada (Panthera onca) na sub-região do Pantanal de Miranda, MS. 2009.

 

Comments


bottom of page