top of page

Curiosidade animal: Abelha Mamangava

Você conhece as Abelhas Mamangavas?




As mamangavas, consideradas abelhas de grande porte, são representadas em mais de 50 espécies no Brasil. Distribuídas por todo o país, são capazes de voar por longas distâncias e se abrigam em madeiras, onde cavam galerias em galhos e troncos mortos para fazer seus ninhos.






São insetos difíceis de serem predados e muito temidos com relação ao potencial da ferroada. São abelhas solitárias e, de uma forma geral, não são agressivas. Não produzem mel, e armazenam somente a quantidade necessária de alimento para saciar a fome das larvas em desenvolvimento.








Ativas o ano todo, e excelentes polinizadoras do maracujá. A característica peculiar da flor torna a mamangava uma das poucas espécies capazes de cumprir a função como polinizadora e uma das raras visitantes compatíveis com o tamanho de certas espécies de flores. Ela ainda realiza um tipo diferente de polinização: através da vibração da musculatura do tórax, consegue liberar os grãos de pólen em tomates, berinjelas e pimentões.





Apesar da importância na Agricultura, suas populações têm sofrido declínio em razão das mudanças climáticas, fragmentação e perda dos habitats, além do uso indiscriminado de pesticidas.



Fontes: Portal Terra da Gente/JUNQUEIRA, C. N. 2012. Manejo de abelhas do gênero Xylocopa (Apidae, Xylocopini) para incremento da frutificação do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Degener).


 

Comentários


bottom of page