top of page

Curiosidade animal: A sociável capivara

A capivara é gente boa!



Também chamado de capybara ou porco-capivara, o maior roedor do mundo é típico da América do Sul e pertence à família Caviidae. É um herbívoro generalista e de grande porte (média de 90kg e 50cm de altura). Seu hábito semi-aquático remete a seu nome científico, Hydrochoerus hydrochaeris. Possui adaptações para o nado: membranas interdigitais, além de orelhas, olhos e narinas na parte superior da cabeça. Viver próximo a corpos d`água auxilia na sua reprodução, na fuga de predadores e na termorregulação.


Convive em grupos de cerca de 20 indivíduos e apresenta uma hierarquia social muito rígida composta por um macho dominante (alpha), fêmeas adultas, machos submissos (beta) e filhotes. Os machos beta, após a puberdade, são expulsos do grupo e tornam-se machos celibatários com poucas chances de acesso às fêmeas.


Apesar de atacarem quando ameaçadas, as capivaras são muito sociáveis com outros animais, inclusive os domésticos, e bem adaptadas à criação em cativeiro. Sua carne e couro são bastante apreciados e a caça ilegal é uma preocupação em regiões de várzea na Amazônia, no Nordeste e região Central do Brasil.


Outra preocupação diz respeito à fragmentação de seu habitat natural que leva a sua proliferação em ambientes urbanos, com o aumento do número de atropelamentos nestes locais e de zoonoses como a do carrapato-estrela. Capazes de habitar ambientes perturbados com pouco fluxo de água e fragmentos florestais, as capivaras podem virar uma praga urbana devido à ausência de predadores naturais e sua rápida reprodução. Por estas razões, muitos projetos de pesquisa buscam o manejo adequado destes animais em zonas urbanas.


Fontes: Área de uso de Hydrochoerus hydrochaeris L. em ambiente urbano (Almeida, A. R. e Biondi, D. 2014)/ Comportamento social e reprodutivo de capivaras Hydrochoerus hydrochaeris Linnaeus, 1766 (Rodentia) em áreas com diferentes níveis de influência humana (Rodrigues, M. V. 2008)

 

Comments


bottom of page