top of page

Coral falsa ou verdadeira? Conheça uma das espécies de falsa coral

Existem cerca de 60 espécies de serpentes corais falsas conhecidas no Brasil, que podem ser facilmente confundidas com as verdadeiras corais.

O padrão de coloração das corais varia bastante por região e não deve ser levado como regra geral para diferenciar as falsas das verdadeiras. Contudo, as corais verdadeiras tendem a ter a cauda mais grossa, corpo robusto e olhos muito pequenos devido a seu hábito fossorial. Já as corais falsas possuem a cauda mais afunilada e, quando presentes e com exceção de Erythrolamprus aesculapii, possuem anéis corporais incompletos em sua região ventral.


Para saber mais, confira algumas curiosidades sobre Oxyrhopus trigeminus, uma coral falsa avistada em um de nossos projetos ambientais.


1. É uma espécie de pequeno porte, com hábito terrestre e padrão de atividade noturna. Alimenta-se de lagartos, pequenos mamíferos, pássaros e serpentes.


2. Com variação na dieta dependendo do bioma e padrão geográfico, sendo o consumo de lagartos em até 96% da sua dieta quando em ambiente de Caatinga; contudo, em Mata Atlântica e Cerrado existe maior proporção de aves e mamíferos.


3. Com dentição do tipo áglifa, não apresenta veneno e nem risco aos seres humanos.


Fonte: COELHO-LIMA, A. D.; RAMOS, G. O.; MARTINS., R. B. X.; MEIRA, L. P. de C. First record of ophiophagy in the false coral snake Oxyrhopus trigeminus Duméril, Bibron & Duméril, 1854.

 

Comments


bottom of page