top of page

Conheça a origem de nomes curiosamente estranhos de animais

É Halloween! Por isso, reunimos 05 nomes populares curiosamente estranhos de animais e descobrimos sua origem.


Alma de gato: Conhecido também pelos nomes de anum-branco, anu-do-campo, rabo-de-palha, cigana, dentre outros. Seu nome científico, Guira guira. O nome "alma-de-gato" remete a sua vocalização, semelhante ao alto e estridente miar de um gato.








Caranguejo fantasma: Também pode ser chamado por papa-defunto, maria-farinha, espia-maré, dentre outros. Seu nome científico, Ocypode quadrata. A habilidade de se esconder rapidamente nas tocas e a coloração amarelada camuflada perfeitamente com a areia da praia justificam seu nome popular.







Peixe-bruxa: Mais conhecido como feiticeira ou enguias-de-casulo. "Peixe-bruxa" remete a características macabras destes animais. Liberam um muco pegajoso, envolvendo as presas/predadores por nós no corpo. Costumam se alimentar de restos orgânicos e morar dentro de animais mortos.







Lagartixa-satânica-da-cauda-de-folha: Da família Gekkonidae, este réptil é típico da ilha de Madagascar. Seu nome científico é Uroplatus phantasticus. A coloração avermelhada de seus olhos e a cauda em formato de folha garantem a camuflagem na floresta e dá origem a seu nome popular.







Morcego vampiro: O morcego vampiro, Desmodus rotundus é uma das três espécies de morcegos hematófagos do mundo. Alimentam-se do sangue de mamíferos, sendo reservatórios de patógenos. Em ambientes perturbados ecologicamente, tornam-se os maiores transmissores de raiva das Américas.






Fontes: WikiAves/ Biodiversity4All/UFU/ Natureza Radical

 

Comentários


bottom of page