top of page

Bichos da Mata Atlântica

Neste dia da Mata Atlântica, vamos conhecer um pouco sobre alguns animais que ocorrem neste bioma?



A começar pelo grande símbolo da conservação deste ambiente, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). É um simpático primata da família Callitrichidae, endêmico da Mata Atlântica. De porte pequeno, pelagem que varia do dourado ao vermelho-dourado e de cauda longa que garante boa agilidade na floresta. Está "em perigo" segundo a lista vermelha da IUCN.









Um dos mais belos pássaros da Mata Atlântica com certeza é a saíra-lagarta (Tangara desmaresti). Conhecida também por saíra-da-serra, saíra-verde e saíra-princesa. Seu nome científico significa "dançarino de Desmarest". Não apresenta dimorfismo sexual e seu canto é curto e agudo. Costuma se alimentar de frutas, folhas, larvas e insetos.








Outro conhecido é a perereca-verde (Phyllomedusa nordestina), também chamada de perereca-macaco devido à forma de locomoção pelas árvores. Na estação reprodutiva, os machos se deslocam para capins altos em torno dos corpos d´água para vocalizar e atrair fêmeas. As chuvas e o nível da água influenciam na frequência do coaxar e na posição dos machos durante este período.




O que achou da postagem? Curta, comente e compartilhe =)




Fontes: WWF/ Anfíbios da Reserva Biológica da Pedra Talhada/ Wikiaves

Comments


bottom of page