Conheça as principais armadilhas para levantamento e monitoramento da fauna de vertebrados terrestres usadas em consultorias e projetos ambientais.
Armadilha do tipo Tomahawk
Utilizada para amostragem de pequenos mamíferos não-voadores. Consiste em uma gaiola retangular de metal. O animal é atraído por uma isca colocada dentro da gaiola, que é acionada por um sistema de gatilho.
Armadilha do tipo Sherman
Também usada para captura de pequenos mamíferos não-voadores. É uma chapa metálica retangular dobrável. O sistema de captura é semelhante ao da armadilha do tipo Tomahawk.
Câmera trap
Conhecida por "armadilha fotográfica". Principal método de registro de médios e grandes mamíferos. A câmera é acionada pela presença do animal diante do sensor. Usada em modo foto ou vídeo, sobretudo em monitoramentos.
Rede de neblina
Usada para captura de aves e morcegos. Consiste em rede de comprimento e tamanho de malha variados, com bolsões. É esticada e fixada através de hastes e laços a nível do solo ou em dossel florestal.
Armadilha do tipo pitfall
A mais versátil das armadilhas. Pode capturar mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados. Consiste em baldes enterrados, dispostos em linha reta ou em Y, separados por uma cerca guia fixada por estacas.
Gostou do conteúdo?!
Comments