top of page

07 itens essenciais que todo consultor ambiental precisa ter

Além dos EPI`s obrigatórios e fundamentais para o desenvolvimento das atividades de campo, listamos aqui sete itens essenciais que todo consultor ambiental precisa ter para seu trabalho.

Mulher fotografando uma paisagem de campo
  1. Câmera fotográfica digital. Item essencial para o registro de evidências em área operacional, levantamento de fauna e flora, além do registro de paisagens em diversos estudos ambientais. Invista em uma câmera com lentes que atendam ao seu objetivo de trabalho, como no caso específico da fotografia de aves ou fotografias macro. Lembre-se também de um cartão de memória adequado e com boa capacidade de armazenamento.

  2. Celular. Hoje a grande maioria dos celulares possuem câmeras. Então, como instrumento de trabalho, vale a pena investir em celulares com câmera de qualidade para fotografia e filmagem. Aplicativos de edição de imagem e vídeos são excelentes para aprimorar seus registros de trabalho. Além disso, os celulares também podem ser usados para gravação de sons.

  3. Caderno de anotações. Embora se possa utilizar os celulares para muitas anotações, o bom e velho caderninho de campo ainda é essencial para o apontamento de observações de campo. Bloco de anotações e prancheta também podem ser os substitutos em algumas situações. Importante que este material seja compacto o suficiente para não atrapalhar suas atividades.

  4. Caneta. Além da função da escrita em caderno de anotações, a caneta é um item essencial como referência em registros de campo. Na falta de uma régua, muitos consultores de fauna utilizam uma caneta como referencial para estimar o tamanho das pegadas dos animais e fezes, por exemplo, durante levantamento de mamíferos.

  5. GPS. A tecnologia do GPS apresenta funções de mapeamento, geolocalização, rastreamento, navegação espacial, medição de distâncias, dentre outras. Seja por meio de aplicativos de celular ou aparelhos específicos, como o smartwatch, esta tecnologia é essencial para o planejamento de suas atividades em campo.

  6. Mochila. Para carregar os equipamentos de campo tenha uma mochila que seja confortável de levar, resistente e de cores neutras. As divisões internas também são importantes para organizar cada item e facilitar sua retirada. Um compartimento para colocar a garrafa de hidratação é outro ponto que consideramos essencial.

  7. Bota de campo. E para aguentar horas de caminhada em campo, o calçado adequado é um item de sobrevivência. Uma bota de campo com boa durabilidade, de cor neutra, confortável e, de preferência, impermeável, vale muito o investimento para todo consultor ambiental.


E aí, o que mais você usa em campo durante suas atividades na consultoria ambiental?


 

Comments


bottom of page