Confira nossa seleção de áreas que podem alavancar sua carreira ambiental em 2025!
ESG. O conceito de ESG vem da reunião de três pilares: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança corporativa (Governance). Estas áreas direcionam organizações para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis, transparentes e éticas. A aplicação de práticas ESG possibilita uma melhor imagem da instituição perante funcionários, clientes, investidores e sociedade geral. Os profissionais desta área devem estar preparados para lidar com gestão de pessoas, análise de métricas e gerenciamento de processos.
Mercado de carbono. O termo refere-se à comercialização de créditos de carbono entre organizações ou indivíduos. Àquelas que precisam compensar seus impactos devido à emissão de gases de efeito estufa (GEE) compram créditos de projetos de redução de emissão ou captura de carbono, incentivando suas operações. Este mercado tem se destacado dentro do cenário de crise climática mundial. Especialistas no tema possuem habilidades com gestão de projetos e gestão ambiental.
Projetos ambientais. Os projetos ambientais envolvem a atuação de uma equipe multidisciplinar, sendo fundamentais para o desenvolvimento de ações ligadas à Sustentabilidade. Projetos voltados à descarbonização, ESG, recuperação de áreas degradadas e de inovação tecnológica estão sendo altamente valorizados internacionalmente. Os profissionais deste setor são capazes de trabalhar, principalmente, com gestão de pessoas, gestão do tempo, análise de métricas e gerenciamento de processos.
Inteligência artificial aplicada ao Meio Ambiente. O uso da Inteligência Artificial pode ser um aliado para a melhoria da qualidade ambiental. Esta ferramenta tem sido utilizada para ações de preservação e monitoramento ambiental através da análise de imagens de satélites em tempo real. Isto permite a tomada de decisões para o combate ao desmatamento, caça ilegal e pesca predatória, além de monitorar incêndios e o deslocamento de animais. Os profissionais envolvidos neste processo têm a oportunidade de trabalhar com aplicativos e demais programas computacionais, além do uso de drones.
Análise de dados. A análise de dados é empregada em uma série de áreas dentro do setor ambiental. É essencial na geração de informações que auxiliarão na tomada de decisões por parte de um gestor de projetos, por exemplo, e na Avaliação de Impactos Ambientais. Com o uso de programas específicos, estas análises são utilizadas para o Monitoramento ambiental, Sensoriamento remoto, Modelagem ecológica e Análise Estatística. Interessados nesta área podem se especializar nos diversos usos citados acima.
Empreendedorismo ambiental. O Empreendedorismo Ambiental tem ganhado espaço no cenário mundial. Instituições que buscam auxiliar outras empresas na redução de seus impactos ambientais e na implantação de ideias inovadoras conquistam o mercado ambiental. Neste contexto, consultorias especializadas em biorremediação, créditos de carbono, licenciamento e monitoramento ambiental são fundamentais para o crescimento de negócios sustentáveis. Consultores de Meio Ambiente devem estar atentos a novas tendências do mercado para se destacarem.
Energias renováveis. O setor energético tem evoluído para adaptação de fontes cada vez menos poluentes. Esta transição energética abriu caminhos para o crescimento, principalmente, da energia solar, eólica e de biogás. Estas fontes renováveis estão sendo usadas nos diversos setores da economia, como em atividades industriais e do agronegócio. Além disso, a energia solar tem expandido seu mercado em comércios e residências. Os profissionais atuantes neste setor necessitam, sobretudo, de conhecimentos relacionados à gestão ambiental, engenharia e gestão de projetos.
Comments